top of page
AE5BE27C-0519-4524-832D-5307B07E1935.jpeg

Terapia Neural

Terapia Neural

 

A Terapia Neural é um procedimento terapêutico que atua diretamente sobre o sistema nervoso, especialmente o sistema vegetativo,  reorganizando o funcionamento de ambos, e em simultâneo, a bioenergética da membrana celular.

O sistema neuro-vegetativo é representado maioritariamente pela pele.

A Terapia Neural busca neutralizar irritações que afectam o tono neurovegetativo e que desencadeiam a doença, com a aplicação de procaína  (um anestésico local) a baixas concentrações, especialmente no local onde o sistema vegetativo sofreu a agressão ou lesão.

Eliminando estes bloqueios geradores de alteração de informação ou de elaboração de estímulos irritativos, reactivam-se os mecanismos de regulação para obter reacções de auto cura e uma nova ordem mediante a força vital.

A procaina é diluída em soro, de forma a obter uma concentração de 0,5%, e injectada em determinados pontos (pontos dolorosos, pontos gatilhos, cicatrizes, zonas de emergência nervosa, …). Ela tem uma metabolização plasmática rápida e ao contrário dos outros anestésicos locais não é metabolizada no fígado, o que explica a sua boa tolerância.

O que se pretende da procaina em terapia neural não é o efeito anestésico (que é muito baixo quer pela sua diluição quer pelo próprio tipo de anestésico que é), nem o efeito químico, mas sim o seu efeito eléctrico que é extremamente rápido. A procaina induz uma tensão bioeléctrica a nível da membrana celular de cerca de 290 mV, tendo a capacidade de repolarizar e estabilizar o potencial de membrana das células afectadas, permitindo-lhes assim recuperar-se e estabilizar o sistema neurovegetativo. A procaina tira memórias nocivas para o organismo, e permite o livre fluxo de informação ou de experiências, o qual traz como consequência que o paciente retome a sua própria ordem.

Outra grande vantagem que tem a Terapia Neural é que o sistema nervoso é uma rede interconectada, e a aplicação numa determinada zona do corpo é transmitida de imediato a todo o corpo. Esta é a razão porque injectando a procaina numa zona da pele se está a actuar á distância a nível de um órgão que está afectado e que se está a manifestar numa determinada zona do corpo.

bottom of page